Navigation Menu+

Resistir para existir

Posted in Character Design

Illustration for the 36th São Cristóvão (BR) Cultural Arts Festival poster contest.
Ilustração para o concurso de cartazes do 36° Festival de Artes de São Cristóvão (SE).

(PT-BR)
São Cristóvão (SE)
 é conhecida não apenas por ser a 4a cidade mais antiga do Brasil e antiga capital de Sergipe, mas principalmente por ser sinônimo de resistência cultural, de um povo que mantém suas tradições e arte vivas através do tempo. É considerando isto que é trazido aqui o cartaz feito com o tema do concurso de cartazes RESISTIR PARA EXISTIR.
Com esta sugestão de tema para o cartaz da 36º edição do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), tentei retratar a diversidade cultural de São Cristóvão. Assim, buscando representar alguns dos diversos grupos folclóricos que resistem ao tempo e continuam a manter e renovar suas tradições, que tem como base a Praça São Francisco de Assis, patrimônio histórico da humanidade e berço de diversas manifestações folclóricas e religiosas sergipanas.


Quis expressar através de traços e cores o sentimento e o encanto passados de geração para geração entre as caceteiras do mestre Rindú, os parafusos, pelo cacumbi e reisado (com seu boi que, curiosamente, só tem seu enterro na cidade de São Cristóvão). Além disto, busca relembrar dois grandes mestres, Dinho do bumbo e Satu do reisado, que em vida mantiveram a essência e a alegria da cultura local e foram eternizados por meio de bonecos que estão presentes nas ruas durante o carnaval.